[LINUX] DTP com Linux - Editor de Fontes

A plataforma Linux é cheia de surpresas. Se por um lado não possui nenhum soft decente para ilustração vetorial (vamos voltar a esse tema), por outro tem uma ferramenta para editar e criar fontes de muito boa qualidade e na categoria de Soft Livre.
Trata-se do FontForge. Com ele você pode criar ou editar fontes nos formatos Type 1, True Type, OpenType, Cid-Keyed, Multi-Master, cff, svg and bitmap (bdf, FON, NFNT).
Essa é uma das grandes deficiências da plataforma Windows. O último soft popular e decente para criar e editar fontes foi o Fontographer da Altsys e adquirido pela Macromedia em 1995. Nesse tempo foi lançado a versão 4 e de lá pra cá nenhuma mudança relevante foi adicionada ao soft. Com o processo de aquisição da Macromedia pela Adobe o Fontographer foi licenciado pela FontLab que lançou outro pacote mais sofisticado chamado FontLab Studio pelo preço de U$ 650 lá nos states.
O
FontForge é exclusivo para Linux (use o Ubuntu que é lindo). Existe possibilidade de rodar no Windows usando o emulador Cygwin, mas se eu fosse você não faria isso!
_______________________________________________
Fonte da notícia: O Velho (Visite o velhinho, você vai gostar)

3 comentários:

Marco disse...

Já percebeu que é possível colar texto apenas selecionando-o e depois clicando com o botão do meio do mouse no destino, em qualquer aplicativo, até mesmo no terminal?

Marcos M. Paulo disse...

bah, muito boa essa dica, Marco.

e com esse mesmo botao, pode-se abrir novas abas no mozilla. mas essa é mais conhecida..

Anônimo disse...

Não faria isso porque? Eu estava pensando em intalar o programa mas agora fiquei em dúvida...