[DTP COM LINUX] Adobe passada para trás pelo GIMP


Foi lançado um plugin para o soft de manipulação de imagens de código aberto GIMP que emula o próximo lançamento do Adobe Photoshop, um redimensionamento revolucionário de imagens.
Quando eu recebi meu novo computador, turbinado, cheio de “pra que isso?” imediatamente descobri que não conseguiria mais viver sem ele. Nos primeiros 15 segundos descobri com eu era infeliz com o meu velho Pentium IV.
O mesmo aconteceu hoje quando usei pela primeira vez o plugin Liquid Rescale. Senti com eu era infeliz antes dele.
O novo plugin é um Open Surce, código aberto, foi desenvolvido para o GIMP e emula o extraordinário algoritmo desenvolvido por Shai Avidan e Ariel Shamir (Leia esse post AQUI!) que são hoje funcionários da Adobe. A mágica do Liquid Rescale e fazer redimensionamentos de imagens usando um método complexo que acha as partes mais significativas da imagem preservando-as. Veja o resultado na imagem acima (click nela para ampliar). A foto modificada mantém quase as mesmas proporções dos objetos significativos como a porca e o automóvel, mas o fundo com elementos irrelevantes são deformados.
Não espere, entretanto, grandes milagres e sim pequenos milagres. O resultado é irregular e depende muito da própria imagem. Fotos de paisagens com elementos significativos no centro ou nos lados tiveram resultados divinos. Já com Imagens monocromáticas ou com grandes figuras humanas o resultado pode não agradar. Os melhores resultados foram obtidos reduzindo o tamanho e não ampliando, ampliar parece não ser o seu forte.
Mesmo com todas essas limitações o plugin é obrigatório. Pode viabilizar muitas fotos perdidas, incluindo elementos da paisagem que antes seriam deixadas de fora pelo corte. Quando usado para reduzir em 10 ou 20% produz mudanças imperceptíveis, mesmo para olhos clínicos.
O plugin possui uma série de controles e pode trabalhar somente com determinadas áreas da foto deixando outras preservadas de distorções. Também pode ser usados diversos algoritmos de redimensionamento, de acordo com a foto.
Para ser introduzido nesse incrível mundo novo você terá, pasmem!, que instalar o GIMP 2.2, lembrando-se que ele não tem suporte para imagens CMYK, ou seja, você terá que voltar ao velho Photoshop.
Para os que acham que instalar o Gimp é um grande pecado, existe uma versão online que usa um algoritmo similar no site rsizr.com.
Vamos ver com será a versão do Photoshop do filtro.

Baixe aqui o GIMP 2.2.17
Baixe aqui o LiquidRescale
Visite aqui o rsizr.

0 comentários: